A alimentação é preparada e confecionada nas instalações da Fundação-Lar, numa cozinha moderna que reúne excelentes condições para a confeção dos alimentos, estando atribuída a uma empresa de “catering” contratada para o efeito, cumprindo com as normas legais e as regras de higiene e segurança alimentar.
A distribuição das refeições é feita em modo “self service”, com o pessoal interno a auxiliar e a apoiar os utentes, numa sala de refeições ampla e funcional, também ela recentemente objeto de obras de modernização.
CUIDADOS DE SAÚDE
Desde o dia 01 de julho de 2020 que a preparação da medicação prescrita aos utentes é assegurada pelo Grupo “A Farmácia”. A sua administração continua à responsabilidade da equipa de Enfermagem, com a colaboração dos ajudantes de ação direta.
HIGIENE E ESTETICISTA
Banhos diários adequados a cada utente e acompanhados pelo pessoal auxiliar qualificado.
Quando necessário, os banhos são assistidos por elementos da equipa de enfermagem.
Se solicitado, os Utentes podem usufruir dos serviços de manicure, pedicure e cabeleireiro, disponíveis na instituição.
LAVANDARIA E LIMPEZA
A instituição dispõe de uma área de lavandaria, engomadoria e salas de arrumos, onde é efetuada a lavagem, secagem e passagem a ferro dos lençóis de cama, atoalhados e também da roupa pessoal dos Utentes.
A limpeza dos espaços é efetuada diariamente por pessoal permanente e qualificado.
ATIVIDADES OCUPACIONAIS
Na Fundação-Lar, valorizamos a aprendizagem ao longo da vida e o bem-estar dos nossos utentes.
Promovemos momentos de lazer e convívio através de atividades como escrita criativa, jogos de estimulação cognitiva, oficinas, aulas de movimento, leitura, poesia, celebrações e passeios culturais — sempre com o objetivo de proporcionar equilíbrio, alegria e qualidade de vida.
ASSISTÊNCIA RELIGIOSA
Todos os sábados e feriados é celebrada uma missa na Capela de Fundação-Lar.
ACOMPANHAMENTO A CONSULTAS E AO EXTERIOR
A Fundação-Lar não realiza o acompanhamento dos Utentes ao exterior (internamentos, consultas, exames, terapias ou enfermagem especializada), sendo essa responsabilidade dos próprios, familiares ou representantes legais.
Contudo, em situações de urgência e na impossibilidade dos familiares, Responsável ou Representante legal não poderem efetuar o acompanhamento do Utente, a instituição custeará esse serviço, disponibilizando um técnico para o efeito.