ERPI

PRINCIPAIS OBJETIVOS
- Prestar um serviço de qualidade e de excelência por forma a colmatar as necessidades biopsicossociais dos Utentes;
- Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das especificidades de cada Utente;
- Promover um ambiente de segurança física e emocional;
- Potencializar um conjunto de ações destinadas a promover a convivência, participação e integração dos indivíduos na vida social.
- Zelar pelo respeito e dignidade do Utente
ADMISSÃO DE UTENTES
As inscrições realizam-se através de e-mail: respostas.sociais@flcegos.pt.
A ficha de inscrição constitui parte integrante do processo do Utente e deve fazer prova das declarações efetuadas, mediante a entrega dos documentos abaixo indicados.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- Cartão de Cidadão (do próprio e do Responsável);
- Contatos do Responsável (email e telefone);
- Comprovativo dos Rendimentos mensais;
- Relatório de historial clínico atualizado e declaração que ateste em como não sofre de doenças infectocontagiosas;
- Guia Terapêutica prescrita atualizada;
- Cartão de Subsistema de Saúde (caso possua);
FASES DE ADMISSÃO

- O Utente/Responsável/Representante legal deverá reunir toda a documentação necessária para apresentar no ato da inscrição.
- A materialização da inscrição é efetuada através do preenchimento da ficha de inscrição, a qual constitui a intenção manifestada pelo Utente/Responsável/Representante legal em ingressar na Fundação-Lar de Cegos de Nossa Senhora da Saúde.
- A Divisão das Respostas Sociais analisa a candidatura com base nos critérios prioritários de admissão e, de acordo com o resultado obtido, o candidato será colocado na posição relativa da Lista de Espera. O primeiro da lista será o selecionado e, no caso de desistência ou da não disponibilidade para ingressar de imediato, avançará o seguinte, e assim sucessivamente.
- A Divisão das Respostas Sociais elabora a proposta de admissão para ingresso em ERPI.
- No caso do candidato reunir as condições de ingresso, mas não seja admitido, ficará automaticamente inscrito na Lista de Espera e, sempre que existir uma vaga para a ERPI, o seu processo será considerado, no universo dos candidatos inscritos.
- Em reunião do Conselho Executivo será aprovada a proposta de ingresso em ERPI.
- A Divisão das Respostas Sociais procede à abertura do Processo Individual do Utente.
- Após o Utente/Responsável/Representante legal ter tomado conhecimento e aceite as condições para a admissão, o regulamento interno e as normas de funcionamento da Fundação-Lar, é elaborado o contrato de alojamento e prestação de serviços de ERPI.
FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO
SERVIÇOS INCLUÍDOS E NÃO INCLUÍDOS NA MENSALIDADE
Serviços incluídos:
- Alojamento;
- Alimentação;
- Cuidados de higiene;
- Tratamento de roupa;
- Higienização dos espaços;
- Cuidados de saúde;
- Administração assistida de medicamentos;
- Assistência religiosa;
- Apoio psicossocial;
- Atividades de lazer e ocupação de tempos livres.
Serviços não incluídos:
- Transporte;
- Internamento hospitalar;
- Compra de medicamentos;
- Fraldas e outros produtos para incontinência;
- Materiais clínicos e ajudas técnicas;
- Produtos de higiene e tratamento;
- Serviços de cabeleireiro, calista e estética;
- Acompanhamento e transporte para consultas e exames complementares, salvo exceções mediante disponibilidade da instituição;
- Passeios e atividades de lazer extraordinárias;
- Medicina Física e Reabilitação.
HORÁRIOS DE VISITAS
- Todos os dias, incluíndo fins de semana e feriados:No período entre 15h e 17h.
Em situações excecionais e mediante autorização prévia, os familiares e amigos dos nossos Utentes poderão permanecer nas instalações fora do horário pré-estabelecido para as visitas.
REFEIÇÕES
Pequeno-almoço (PA) | 09:00 – 10:00 |
Almoço (1.º turno) (A1) | 12:00 – 13:00 |
Almoço (2.º turno) (A2) | 13:00 – 14:00 |
Lanche (L) | 16:00 – 16:45 |
Jantar (1.º turno) (J1) Jantar (2.º turno) (J2) | 18:00 – 19:00 19:00 – 20:00 |
Ceia (C) | 22:00 – 23:00 |