Serviços de apoio

Os nossos colaboradores distribuem-se por diversos serviços de apoio aos residentes do Lar e ao Centro de Dia, na prossecução dos objetivos da Fundação-Lar.

Os principais serviços e atividades de apoio à FLar são:

Alimentação

A FLar disponibiliza aos seus Utentes uma ementa normal e dieta, com pratos simples, sem fritos e redução de sal.

As refeições são preparadas pela nossa equipa de cozinheiros e ajudantes, nas nossas instalações, cumprindo com todas as regras de higiene e segurança alimentar (implementação e verificação do sistema HACCP (1),  através de uma empresa autorizada).

A ementa é elaborada pela Nutricionista, de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde, e em coordenação com um profissional de saúde. Sempre que necessário as refeições são adaptadas ao estado clínico do Utente.

As refeições são tomadas na Sala de Refeições ou, no caso dos Utentes com limitações de locomoção, em salas nos respetivos pisos ou nos quartos, para o caso dos Utentes acamados.

A família e os amigos podem almoçar com os nossos Utentes, bastando comunicar a sua intenção ao Serviço de Ação Social, com a antecedência mínima de 2 dias.

 

(1) HACCP é uma sigla internacionalmente reconhecida para Hazard Analysis and Critical Control Point ou “Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos”.

Cuidados de Saúde

A FLar dispõe dos serviços de um médico que presta assistência 3 vezes por semana e de um serviço diário de enfermagem, incluindo fins de semana e feriados.

A preparação e a administração da medicação prescrita aos Utentes é assegurada pela equipa de enfermagem, com a colaboração dos ajudantes de ação direta.

A equipa técnica presta apoio psicológico aos Utentes e também, se solicitado, aos familiares.

Higiene e Esteticista

Banhos diários adequados a cada utente e acompanhados pelo pessoal auxiliar qualificado.

Quando necessário, os banhos são assistidos por elementos da equipa de enfermagem.

Se solicitado, os Utentes podem usufruir dos serviços de manicure, pedicure e cabeleireiro, disponíveis na instituição.

Lavandaria e limpeza

A instituição dispõe de uma área de lavandaria, engomadoria e salas de arrumos, onde é efetuada a lavagem, secagem e passagem a ferro dos lençóis de cama, atoalhados e também da roupa pessoal dos Utentes.

A limpeza dos espaços é efetuada diariamente por pessoal permanente e qualificado.

Atividades ocupacionais

Consideramos que a aprendizagem é um processo contínuo que nos acompanha ao longo de toda a vida e, por isso mesmo, preocupamo-nos em estimular o conhecimento.

A instituição procura proporcionar a satisfação das necessidades de lazer e as quebras de rotina, essenciais ao equilíbrio e bem-estar psicológico e social dos Utentes. Para isso, desenvolve iniciativas que propiciam o convívio, atividades de animação sociocultural e ocupação dos tempos livres, de acordo com o interesse dos Utentes.

Como principais atividades que se desenvolvem no apoio aos idosos, na procura da satisfação com a vida e na busca da felicidade, destacam-se: escrita criativa, ateliers de culinária, jogos de estimulação cognitiva, pintura, aulas de movimento, tardes cinematográficas, tardes de leitura e poesia, comemoração de datas festivas, comemoração do aniversário dos nossos Utentes, passeios ao exterior (museus, teatros, …).

Assistência Religiosa

É disponibilizado um serviço religioso pelo Sacerdote que nos assiste regularmente.

Todos os domingos e feriados é celebrada uma missa na Capela de Fundação-Lar.

Acompanhamento a consultas e ao exterior

A FLar não efetua o acompanhamento dos Utentes ao exterior, nomeadamente internamentos em estabelecimentos do SNS ou outros, consultas externas, meios complementares de diagnóstico, enfermagem especializada ou permanente, sessões de terapêutica, sendo esses atos da responsabilidade do Utente/Responsável/Representante legal. Estes acompanhamentos deverão ser efetuados preferencialmente por familiares.

Contudo, em situações de urgência e na impossibilidade dos familiares, Responsável ou Representante legal não poderem efetuar o acompanhamento do Utente, a instituição custeará esse serviço, disponibilizando um técnico para o efeito.

54visitas total,4visitas hoje