A nossa Irmandade, tal como outras Confrarias e Irmandades antigas, tem deveres específicos a cumprir no âmbito do culto, previstos nos estatutos e no respeito dos designados Legados Pios.
Os Legados Pios eram um bem ou uma quantia em dinheiro outorgado por disposição testamentária a uma instituição, em resultado da devoção ou piedade do testador, tendo como finalidade a salvação da sua alma. Desde o período medieval que os legados pios se concretizavam através de missas e sufrágios a rezar pela alma do defunto, dotes a órfãs (laicos e eclesiásticos), concessão de esmolas a particulares e instituições e donativos para o resgate de cativos, entre outras modalidades.
No caso da Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde e de São Sebastião, temos o dever de cumprir os Legados Pios instituídos pelo General António Florêncio de Sousa Pinto e por D.ª Balbina dos Reis Pinto. Assim são realizados todos os anos as seguintes missas:
-
- Missa por alma do General Antonio Sousa Pinto (em 18 de fevereiro);
- Missa por alma da mãe e da irmã do General Sousa Pinto (dia 22 de março);
- Missa por alma dos dois irmãos do General Sousa Pinto (em novembro).
Relativamente aos Legados de D.ª Balbina:
-
- Duas Missas por alma de D.ª Balbina Reis Pinto (uma na Capela e outra no Lar de Cegos de Nossa Senhora da Saúde (junho).
Relativamente a Missas Estatutárias, são celebradas anualmente:
-
- a 20 de janeiro, ao mártir São Sebastião;
- a 13 de junho, a Santo António;
- no último domingo de julho, a Santa Ana;
- a 15 de agosto, a Nossa Senhora da Saúde;
- a 4 de dezembro, a Santa Bárbara.
2949visitas total,1visitas hoje