Eucaristia em louvor a São Sebastião

Em louvor a São Sebastião, foi celebrada uma eucaristia presidida pelo Capelão da Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde e S. Sebastião, Padre Vítor Gonçalves.

São Sebastião era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. Nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 D.C. Ainda pequeno a sua família mudou-se para Milão, onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar de seu pai. No exército romano, chegou a ser Capitão da 1ª da guarda pretoriana. Esse cargo só era ocupado por pessoas ilustres, dignas e corretas. Sebastião era muito dedicado à carreira, tendo o reconhecimento dos amigos e até mesmo do imperador romano, Maximiano. Maximiano não sabia que Sebastião era cristão. Não sabia também que Sebastião,  sem deixar de cumprir seus deveres militares, não participava dos martírios nem das manifestações de idolatria dos romanos.

Maximiano ordenou que Sebastião tivesse uma morte sangrenta diante de todos. Assim, os arqueiros receberam ordens para o matarem a flechadas. Uma cristã devota e um grupo de amigos foram ao local e surpresos, viram que Sebastião continuava vivo. Levaram-no dali e esconderam-no na casa de Irene que cuidou de seus ferimentos.

Depois de curado, Sebastião continuou evangelizando e apresentou-se ao imperador Maximiano, que não atendeu ao seu pedido. Sebastião insistia para que ele parasse de perseguir e matar os cristãos. Desta vez o imperador mandou que o açoitassem até morrer e depois o colocassem numa fossa para que nenhum cristão o encontrasse. Porém, após a sua morte, São Sebastião apareceu a Lucina, uma cristã e disse que ela encontraria o corpo dele pendurado num poço.

Alguns autores acreditam que Sebastião foi enterrado no jardim da casa de Lucina, na Via Ápia, onde se encontra a Basílica. Construíram então, nas catacumbas, um templo, a Basílica de São Sebastião. O templo existe até hoje e recebe devotos e peregrinos do mundo todo.

Esta cerimónia em louvor a S. Sebastião decorreu na Capela de Nossa Senhora da Saúde e foi animada pelo grupo coral da Fundação, à qual assistiram vários membros da Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde e S. Sebastião.

582visitas total,1visitas hoje