Portugal tem a segunda idade média mais elevada entre os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) e em 2022, a idade média em Portugal era de 46,8 anos
Dados retirados do INE
O aumento do número de anos de vida, não foi acompanhado por qualidade de vida, com estudos a referir que, em média, os últimos 15 anos de vida dos portugueses são vividos sem qualidade de vida.
Dados retirados do INE
A Carta Social de 2021 refere que, relativamente à distribuição etária, 86% da população residente em lares, tem idade igual ou superior a 75 anos. Sobre estes residentes, a Carta Social indica também que têm um nível de dependência elevado, contrariamente aos idosos que usufruem de serviços de Centro de Dia ou Serviço Domiciliário, que são na sua maioria, independentes nas atividades da vida diária.
Devido ao envelhecimento da população, existe uma necessidade de cuidados a longo prazo para as pessoas idosas, sendo estes fornecidos maioritariamente pelas ERPI.
Dados retirados do INE
O Instituto Nacional de Estatística apresentou projeções para a população residente em Portugal: entre 2015 e 2080, Portugal irá baixar o número de residentes, dos atuais 10,3 para 7,5 milhões de pessoas.
O número de idosos passará de 2,1 para 2,8 milhões.
As ERPI são uma parte fulcral da civilização moderna, funcionando como uma resposta para as pessoas idosas que precisam de apoio, quando este não pode ser providenciado pelos seus familiares. Com o aumento da esperança média de vida, consequente aumento do número de idosos, indivíduos estes que apresentam grandes níveis de dependência, o desenvolvimento e apoio às ERPI torna-se uma das matérias mais importantes para o futuro.
Interesse dos consumidores em informação que contém as seguintes palavras-chave …
Centro de Dia, ERPI, Lar
4273visitas total,3visitas hoje