Atendendo à missão da Fundação de prestar um serviço de qualidade e humanizado, respondendo às necessidades e expectativas dos invisuais, não deixámos de comemorar junto da nossa população de invisuais, o Dia Mundial do Braille celebrado a 4 de janeiro.
Celebra-se o Dia Mundial do Braille, como forma de recordar o criador do método que permitiu aos invisuais integrarem-se mais facilmente no mundo que os rodeia.
Louis Braille nasceu nos arredores de Paris no início do século XIX. Quando tinha três anos feriu-se numa vista após uma brincadeira mal sucedida com as ferramentas do pai, tendo sofrido uma infeção que o fez ficar cego dos dois olhos. Na escola, sem conseguir ler nem escrever, não progredia. Por isso foi transferido para o Instituto para Cegos de Paris, onde iria permanecer durante toda a sua adolescência.
Em 1821, a visita de um antigo soldado à sua escola tornou-se crucial para o que viria a suceder de seguida. Charles Barbier tinha desenvolvido um sistema de 12 pontos em relevo que permitia aos combatentes comunicarem, em campo de batalha ou durante a noite, em silêncio. O sistema não tinha sido propriamente um sucesso mas, transformado pelo jovem Braille, seria a base de todo o sistema de comunicação dos invisuais até aos dias de hoje.
Louis reduziu o número de pontos de 12 para 6 e juntou às letras símbolos matemáticos e musicais. Infelizmente, o seu sistema só seria reconhecido alguns anos após a sua morte, em 1852.
Para assinalar o Dia do Braille fomos com um grupo de invisuais conhecer a Casa Fernando Pessoa, localizada na Rua Coelho da Rocha em Campo de Ourique. Esta Casa foi habitada pelo escritor nos últimos 15 anos de vida e é possível visitar a reconstituição do seu quarto, a sala multimédia e a biblioteca especializada em poesia mundial. A Casa dispõe de visitas guiadas adaptadas para a população invisual como, dez títulos de Fernando Pessoa e heterónimos, folha de sala e as legendas da exposição temporária “Os Deuses debruçam-se do parapeito das escadas”, em braille.
2215visitas total,1visitas hoje