Dia Mundial da Alimentação

Estamos constantemente expostos a todos os tipos de doenças. Um simples descuido, pode ser suficiente para o sistema imunológico não fechar todas as “portas” do nosso corpo, que são suscetíveis a alguma infeção ou vírus. Por isso, é muito importante ter consciência dos hábitos que podem contribuir para a nossa imunidade contra qualquer complicação.

Pensando nisso, divulgamos cinco possíveis práticas a adotar no dia a dia para melhorar a nossa imunidade:

HIDRATAÇÃO:  é importante ingerir líquidos constantemente, mesmo antes de sentir sede. A ingestão de água melhora a resistência física e retira as impurezas do organismo, prevenindo doenças.

TER AUTOESTIMA: de acordo com os especialistas, a saúde mental está muito relacionada com a imunidade. A baixa autoestima faz com que o sistema imunitário trabalhe menos, além de prejudicar o nosso corpo, facilita o aparecimento de doenças.

FAZER EXERCÍCIO: um estilo de vida sedentário está associado a mortes por doenças crónicas. Por isso, mexa-se e passe longe das doenças. A recomendação dos especialistas é a prática de uma atividade física rotineira e que dê prazer. A atividade física intensa pode causar o efeito contrário, baixando a imunidade por fadiga muscular e até mental. Se o tempo é curto, inclua o exercício físico na sua rotina, como utilizar a escada em vez do elevador ou caminhar depois do almoço.

EVITAR O STRESS: viver com tensões relacionadas com o trabalho e outras obrigações diárias é um dos fatores decisivos para a baixa da imunidade. Assim como a baixa autoestima, o stress impede o sistema imunitário de funcionar na perfeição, abrindo portas para doenças. Quando nos sentimos stressados, o ideal é praticar uma atividade que gostemos e que nos faça bem.

DORMIR BEM: as pessoas que não têm um sono adequado, com cerca de 6 a 7 horas por noite, podem ter o seu sistema imunológico afetado. A privação do sono diminui a quantidade e a função das células responsáveis pela imunidade. Consequências disso poderão ser maiores ocasiões de contrair doenças infeciosas. 

620visitas total,3visitas hoje