A Fundação-Lar de Cegos de Nossa Senhora da Saúde (FLar) está sediada em Campo de Ourique, um bairro típico e tradicional da cidade de Lisboa. Ocupa uma área horizontal aproximada de 1.750m2, dividido por 2 edifícios (Sede e o Pavilhão), com 3 pisos cada, um jardim e um terraço de onde é possível avistar o rio Tejo e outros pontos da capital.

Tem uma capacidade máxima para acolher, como Lar residencial, 105 idosos, e 30 utentes no Centro de Dia.

Dispõe da presença física de um segurança e de um sistema de vigilância 24 horas/7 dias, respeitando as disposições legais de proteção e privacidade de pessoas, e ainda de meios contra incêndios em edifícios e medidas de auto-proteção.

Para garantir a máxima segurança, mobilidade e a acessibilidade às diferentes áreas, a Fundação-Lar foi remodelada, dispondo de equipamentos geriátricos, de casas de banho adaptadas, de elevadores e de rampas fixas e elevatórias de acesso, próprias para  macas e cadeiras de rodas.

O edifício Sede integra a Carta Municipal do Património, da Câmara Municipal de Lisboa (CML), o que obriga a respeitar as exigências arquitetónicas impostas pela CML.

 


Principais espaços da Fundação-Lar:

Quartos

Para acomodar os utentes, o Lar dispõe de um total de 62 quartos, sendo 37 individuais, 23 duplos e 2 quartos triplos.

Nos quartos existe um sistema de alarme que é ativado junto à cabeceira da cama, dispondo de 29 quartos com casa de banho privativa.

As camas são articuladas eletricamente, possibilitando os vários posicionamentos com toda a facilidade e conforto do seu utilizador, com colchões e almofadas antiescaras.


Gabinete médico e Enfermaria

O médico desloca-se à Fundação-Lar 3 vezes por semana, recebendo os utentes no gabinete ou visitando-os nos quartos ou na enfermaria.

A enfermaria dispõe de 16 camas para as situações de utentes que necessitem de recuperação e maior vigilância, às quais acrescem 3 camas, em caso de emergência.

Anexa à Enfermaria existe uma sala de estar onde os Utentes poderão permanecer, mantendo-se sob a vigilância do pessoal técnico de enfermagem.


Sala de refeições

A sala de refeições é um espaço amplo, luminoso e agradável, com acesso direto ao jardim.

A zona de apoio, anexa à sala de refeições, permite uma maior disponibilidade do pessoal do refeitório para os utentes.

A forma redonda das mesas reduz os obstáculos, facilita a circulação e possibilita uma melhor acomodação dos utentes.

Todos os utentes são servidos à mesa pela equipa de refeitório, apoiando-os quando necessário.


Cozinha e Copa

A zona de preparação dos alimentos e a cozinha são áreas contíguas, dotadas de equipamento do tipo industrial, o que permite a confeção da alimentação em quantidade e qualidade, para todos os utentes e colaboradores.


Salas de convívio e espaços comuns

Cada piso dispõe de uma sala de convívio com cadeirões individuais e espaços apropriados para os utentes que se desloquem em cadeiras de rodas. Como entretenimento, os utentes têm acesso à televisão, internet, música, livros, jornais e jogos de mesa.


Cafetaria e sala

Os utentes podem utilizar o serviço de cafetaria da instituição, bem como usufruir da sala anexa.


Capela

A Fundação-Lar dispõe de uma Capela onde os utentes, independentemente das suas crenças religiosas, podem visitar ou utilizar como local de recolhimento e de oração.


Sala de Honra

É a sala da Fundação-Lar que eterniza a memória da sua Instituidora e dos Beneméritos.

É um espaço mais reservado e é habitualmente utilizado como sala de reuniões do Conselho Executivo.


Receção e Entrada Nobre

Ao entrar nas instalações, a visita depara-se com um hall,  uma pequena sala de espera e a Portaria, podendo o visitante dirigir-se ao segurança que lhe facultará todas as indicações úteis.

A Entrada Nobre, normalmente encerrada, reúne um espólio de peças de arte sacra e paramentaria.


Jardim e terraço

A Fundação-Lar dispõe de uma área de lazer com jardim, onde os nossos utentes podem caminhar e usufruir do ambiente exterior.

No terraço pode apreciar-se a vista de alguns pontos da capital, bem como o rio Tejo.


Cabeleireiro e Esteticista

A instituição dispõe de equipamento próprio para lavagem e secagem de cabelos.

O trabalho é executado por profissionais que prestam os serviços de cabeleireiro, esteticista, manicure e pedicure. O serviço prestado é unisexo.


Lavandaria e Rouparia

Esta área de serviços dispõe de equipamento tipo industrial com capacidade para fazer face às necessidades diárias de lavagem, secagem e engomadoria.


Instalações sanitárias gerais

As casas de banho de utilização geral estão adaptadas com equipamentos para garantir a segurança e o conforto dos nossos utentes.

No interior da instituição existem 23 instalações sanitárias de uso geral, distribuídas pelos diferentes pisos dos 2 edifícios.

4visitas total,1visitas hoje